A logística de distribuição promocional movimenta dezenas de bilhões de reais no Brasil, ainda mais porque conta com auxílio de várias inovações tecnológicas, que tem o intuito de garantir maior eficiência e qualidade das operações. Sendo assim, este é um serviço utilizado por diversos segmentos, tendo como principal objetivo o fornecimento de material para campanhas de marketing e assegurar que os mesmo sejam efetivos, o que logicamente carece planejamento, análises e acompanhamento.
Neste sentido, são mescladas várias etapas, as quais vão desde o planejamento de materiais, até a montagem de kits e por fim o envio no ponto de venda. Além do mais, esta atividade é diretamente responsável por parcela dos custos gerados pelas campanhas, o que influencia no sucesso da estratégia adotada.
Posto isso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, entenda como funciona a logística de distribuição de itens promocionais. Confira e saiba mais!
Como funciona a logística de distribuição de itens promocionais?
Primordialmente, a logística promocional é responsável pelo fortalecimento da marca por meio de ações de vendas que terão papel fundamental na fidelização dos clientes. Dessa maneira, o setor tem o intuito de desenvolver diferentes estratégias direcionadas ao merchandising e ainda, fornecer os materiais necessários para as promoções da empresa.
Isto significa dizer que quando uma empresa ou marca realiza ações promocionais e requer o uso de materiais para a campanha, essa logística ficará responsável pelo fornecimento, além do planejamento e execução das atividades referentes ao merchandising.
Dado isso, é importante entender que a logística de distribuição promocional vai além dos períodos de promoções. Por isso, há processos cruciais para que a execução deste serviço seja feito perfeitamente, como por exemplo:
Planejamento logístico – A primeira etapa desse processo é o planejamento. Isso porque, é necessário a elaboração de um cronograma de acordo com as demandas dos clientes e que se encaixe adequadamente no prazo estabelecido. Pois cada promoção é ligada a uma época do ano específica, logo, há necessidade de atender as demandas naquele determinado período.
Armazenamento – Após a etapa do planejamento, é hora de fazer o levantamento dos materiais que são necessários para a ação, e isso inclui o armazenamento dos produtos e kits promocionais. Em vista disso, é primordial que se tenha o devido cuidado com a armazenagem e o controle de estoque, solicitando-os numa quantidade suficiente para que não comprometa o espaço físico da área.
Manuseio e montagem – Em seguida é realizada a montagem dos kits promocionais que serão entregues aos fornecedores. Neste caso, é essencial verificar que tipo de mão-de-obra será utilizada, isto é, se serão os próprios colaboradores da empresa ou terceirizados.
Embalagens e pacotes – Considerada uma das fases mais importantes das ações promocionais, as embalagens e os pacotes seguem uma série de exigências. Além disso, tem como finalidade proteger as mercadorias, outro ponto considerável é o design, o qual deve chamar a atenção dos clientes.
Etiquetagem – Deve-se ter total atenção quanto a etiquetagem, sobretudo com a intenção de evitar que os kits sejam endereçados para o endereço errado. Neste sentido, o envio para os endereços de maneira correta, garante maior credibilidade a empresa e evita transtornos ou devoluções.
Atenção aos prazos – Quando é estabelecido um prazo para que o material seja exposto no PDV, considera-se não apenas o processo de entrega. Isto significa que é necessário planejar os prazos com o fornecedor, os estoques (recebimento, armazenagem e separação), montagem e transporte. Com tantas variáveis, essa operação precisa ser bem planejada e executada com a intenção de cumprir com o cronograma e evitar atrasos.
Monitoramento – Por fim, é recomendável que cada etapa do processo seja monitorada, em razão de que, isso auxilia na identificação de falhas com antecedência, proporcionando assim ações rápidas e eficazes.
Porque a logística promocional é importante?
A logística promocional é importante pelo simples fato de ser uma forma de estratégia. Isso porque, toda empresa precisa lucrar, e para isso, é primordial encantar e fidelizar os clientes por meio de soluções estratégicas. Já que isso não somente influencia no aumento dos lucros, como também assegura mais visibilidade e credibilidade. Assim, a logística promocional trabalha não apenas com as etapas que envolvem o marketing, mas também, em todo desenvolvimento do processo até chegar ao destino final.
Logo, é indispensável saber o que o cliente tem procurado nos últimos tempos, e quais são as tendências de mercado relacionadas às ações de marketing.
Portanto, nota-se que a logística promocional é uma estratégia importante para as empresas que buscam elaborar ações de marketing, e com isso desejam obter mais visibilidade para a empresa e assim, atrair e fidelizar os clientes. Mas para que isso ocorra com efetividade é preciso de planejamento com disponibilidade de estoque, padronização e controle dos processos, além da atenção com os prazos.