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 Atendimento especializado na logística: Porque é um diferencial competitivo?

quarta-feira, 25 maio 2022

As empresas do setor logístico precisam atentar-se diariamente com os detalhes existentes durante o processo. Com isso, as atividades devem ser planejadas e executadas de maneira eficiente, no intuito de otimizar a operação e a automação, com objetivo de reduzir custos e principalmente, garantir a satisfação dos clientes. Dado que, um cliente satisfeito não somente será fidelizado, como também irá divulgar os serviços oferecidos pela empresa. Desse modo, é crucial dispor de atendimento personalizado, já que essa é uma estratégia que mantém e conquista novos clientes.

Atendimento especializado na logística: Como funciona?

O atendimento especializado é primordial para os negócios e aumenta o nível estratégico da empresa e dos serviços prestados. Neste contexto, quando se adapta os serviços de acordo com a necessidade dos clientes, possibilita diversas vantagens competitivas e ainda, otimização dos resultados, sobretudo quando aliados com sistemas tecnológicos. 

Sendo assim, o atendimento especializado quando bem aplicado ajuda os gestores a desenvolver uma logística mais orientada e para isso, essa estratégia pode ser realizada por meio de quatro etapas:

Entenda as necessidades de cada cliente

Existem hoje várias metodologias que são utilizadas para entender melhor as necessidades dos clientes. Os quais vão desde técnicas simples com averiguação de requisitos básicos, até técnicas avançadas de pesquisa. 

Só para exemplificar, entrevistas com clientes de canais ajudam esclarecer condições emergentes e não expressas, além de destacar objetivos que não se enquadram em suas necessidades. 

Compreenda a fase do ciclo de vida dos clientes

Entender o valor de cada cliente é importante para garantir atendimento especializado. Exemplo disso são: Quais são os clientes que dão mais retorno? Quais serão mais lucrativos amanhã? Quais os clientes que valorizam pouco seu serviço? Ao compreender estes e outros questionamentos, facilita a verificação dos clientes em potencial e os mais lucrativos, com a finalidade de centralizar os esforços em cima desses clientes. Desse modo, o cálculo do ciclo de vida do cliente, projeta as correntes de lucros potenciais e aplicação de metodologias de custo conforme as atividades. 

Desenvolva os serviços de acordo com a necessidade dos clientes

Quando entende-se a necessidade do cliente, é possível definir qual a melhor forma de disponibilizar os serviços. A partir disso, a recomendação é que os clientes sejam segmentados em quatro grupos, onde esta classificação tenha como base a expectativa de valor gerada ao longo dos anos. Somente após a segmentação que os serviços poderão ser direcionados a cada cliente de acordo com a sua necessidade. 

Alinhe a cadeia de suprimentos à estratégia 

Definidos como os serviços serão desenvolvidos, a última etapa é estabelecer uma cadeia de suprimentos mais eficiente, o qual seja capaz de atender devidamente às necessidades dos clientes. Por essa razão, é essencial que se coordene o desempenho de cada etapa da cadeia de suprimentos e assim, seja oferecido o atendimento especializado de forma eficaz. 

Dicas que ajudam na melhoria do atendimento especializado

Invista em tecnologia 

Investir em tecnologia agiliza os processos internos e viabiliza a cultura digital na empresa, pois com a integração de diversos recursos tecnológicos, isso serve de apoio ao atendimento especializado.

Invista em profissionais

Para um bom atendimento é preciso contar com profissionais preparados, que estejam atualizados e tenham vivência nas diversas áreas operacionais da logística. Por isso, a valorização do profissional é uma dica valiosa, visto que eles são o primeiro contato com o cliente. 

 Saiba lidar com as reclamações

O serviço de atendimento não se trata apenas de passar informações ou encaminhar o cliente a departamentos específicos, também é necessário que saibam lidar com as reclamações e possíveis insatisfações. Já que o setor logístico, conta com desafios diários e podem ocorrer situações adversas, o mais importante é que os profissionais entendam como melhorar tal situação a fim de manter o cliente fidelizado. 

Diante disso, o atendimento especializado na logística é um dos maiores diferenciais competitivos para o setor, pois o cliente é visto como fator primordial para o sucesso da empresa. E a Expresso VLR visa atender seus clientes segundo suas necessidades, com a intenção de garantir que suas expectativas sejam atendidas e resulte na sua maior satisfação.

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