Blog

Confira nosso conteúdo e fique por dentro de todas as novidades.

Saiba mais: O que é e como funciona a paletização?

sexta-feira, 22 abril 2022

O armazenamento de cargas é etapa fundamental no transporte de cargas, sendo então importante que sua execução seja eficaz. Isso porque, a estocagem de produtos sem os devidos cuidados e organização, pode ocasionar em prejuízos como cargas danificadas, e consequentemente comprometendo a qualidade das entregas.

Neste contexto, a maioria das transportadoras têm adotado a estratégia de paletização das cargas que facilitam essa etapa do processo, tornando os armazéns mais eficientes e econômicos. 

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir explicaremos o que é e como funciona a paletização. Confira e saiba mais!

O que é paletização?

A paletização tem como finalidade organizar de maneira eficiente os estoques por meio do uso de paletes. Assim, as mercadorias são armazenadas de forma consistente sobre os paletes, os quais poderão ser manuseados com maior facilidade. 

Em tese, o palete serve de base para acondicionar as mercadorias que serão transportadas ou armazenadas. Este procedimento é indicado para empresas de atacado, indústrias e varejo, já que trabalham com grandes volumes de produtos. Por esse motivo, a paletização é uma importante estratégia para a redução de custos e aumento na produtividade. 

Em geral, existem vários tipos de materiais utilizados nos paletes como madeira, plástico, borracha e papelão. Sendo que a escolha do material irá depender de fatores relacionados à carga, visto que é primordial que os paletes comportem o peso e tamanho das mercadorias. Quando se utiliza de paletes durante o processo do transporte de cargas, é preciso escolher por materiais duradouros, uma vez que eles passaram pela etapa de carga e descarga, por conta disso, quanto melhor o material, mais vezes ele será reutilizado. 

Métodos de paletização

Existem hoje várias formas de paletização, seja no transporte de cargas ou para estocagem de produtos. Contudo, cada paletização apresenta diferenças e vantagens específicas que dependem do contexto que são utilizados e os recursos disponíveis, por isso, um pode ser mais adequado que o outro. Desse modo, entre as principais formas de paletização estão:

Drive-in ou Compacta 

O nome drive-in é relacionado ao espaço, e indica que há apenas uma carga em cada entrada. Nesta paletização são usadas estantes com espaço estreito entre as vigas, no entanto, é o bastante para a passagem de uma empilhadeira carregada. À vista disso, o veículo entra pela viga, deixa a carga no final do corredor e pode depois retirá-lo do mesmo modo. 

Em relação às suas vantagens, o aproveitamento do espaço é considerado o principal, já que não existe a necessidade de corredores entre as prateleiras do estoque. Assim sendo, toda a carga ficará bem próxima umas das outras, o que por consequência, aumenta a utilização do espaço. 

Drive-Thru 

O drive-thru é bem parecido com o modelo drive-in, porém, a diferença é que há duas entradas para a porta de palete. Enquanto no drive-in só é possível acessar a carga por um lado, no modelo drive-thru há um segundo corredor do outro lado da estante compacta, por onde outra empilhadeira pode passar. Logo, essa paletização possibilita maior aproveitamento do espaço e oferece mais mobilidade e praticidade ao estoque. Além disso, é o mais adequado para busca e separação rápidas de mercadorias. 

Push Back

Na paletização conhecida por push back, é utilizada uma estante especial de 4 níveis de profundidade com esteiras e travas sensíveis ao peso. Assim, quando uma carga é depositada sobre ela, a trava é liberada, permitindo então que a caixa depositada empurre a atual para atrás, até que todos os níveis estejam preenchidos, por isso o nome push back. 

Neste método, é possível ter um bom aproveitamento do espaço, tanto vertical quanto em profundidade, entretanto, seu maior benefício é a organização. Assim também, cada local de armazenamento é indicado a um tipo de produto específico, ao invés de usar somente o palete de referência. Por conseguinte, facilita na busca por uma carga e acelera a atividade de armazenamento. 

Estantes sobre base móveis

Considerado um dos modelos mais tecnológicos da paletização e também o mais eficiente. Isso porque, são criadas várias estantes compactas, nas quais são colocadas sobre um trilho, deixando o espaço de um corredor sobrando. 

Todas as estantes são colocadas com certa proximidade, e quando necessário acessar uma carga, basta deslocar as estantes sobre o trilho, e assim, abre-se um corredor direto para a mercadoria. Dessa maneira, aproveita-se melhor os espaços e ainda mantém a praticidade para acessar as mercadorias. 

Benefícios da paletização

Com a aplicação da paletização, resulta em impactos positivos para operações logísticas. Dado isso, os paletes facilitam a movimentação das cargas, visto que não há necessidade de carregar unidades separadas, o que agiliza bastante esse processo. Em razão de que une-se várias unidades de produtos aos paletes e em seguida, as cargas já estão prontas para serem transportadas.

Outra questão importante que este procedimento proporciona, é a eficiência dos espaços no uso de estoque. Em função disso, reduzem os custos por metro quadrado e propicia à empresa melhor custo-benefício e mais competitividade. Além do que, a paletização também aumenta a segurança, tanto para os colaboradores que terão menos acidentes de trabalho, quanto para as cargas que sofreram menos com avarias, pois contará com melhor movimentação. 

Como funciona o processo da paletização?

De modo geral, o processo de paletização ocorre em duas etapas: a carga de material e a fixação da mercadoria. Primeiro de tudo, deve-se localizar todas as unidades de cargas de modo uniforme, empilhando-as adequadamente. Sendo assim, é comum que as mercadorias sejam depositadas em pequenas caixas de tamanho retangular a fim de facilitar o empilhamento.

Ademais, é necessário que o peso do palete esteja bem distribuído, não permitindo que se concentre apenas no centro ou nas laterais. Pois, o palete corre o risco de se deformar e consequentemente danificar as mercadorias, ou até mesmo ocorrer acidentes com os operadores. Outra recomendação, é que os materiais que compõem o pacote não sobressaiam o palete seja na horizontal ou na vertical, já que poderiam tombar durante o armazenamento ou transporte gerando prejuízos para empresa.

Portanto, a paletização é uma importante estratégia para facilitar e organizar os processos de armazenagem, carga e descarga das mercadorias. A partir dele, é possível garantir benefícios consideráveis para a transportadora durante suas operações, principalmente porque auxilia na obtenção de mais agilidade, eficiência e segurança, além de proporcionar diferenciais competitivos.

Voltar

Atendimento

  (11) 2576 2328       contato@expressovlrlog.com.br

Serviços

Carga Dedicada   Armazenagem   Excedente/Especial   Carga Expressa    Distribuição   Paletização

Serviços

Transporte Rodoviário

Atendimento

(11) 2576 2328

contato@expressovlrlog.com.br

Rua Alda Lourenço Francisco, 80 Hortolândia/SP (Matriz)
CEP: 13184-310

(11) 2576.2328

Avenida Capitão Francisco Cesar, 378, Vila Pindorama, Barueri, SP
CEP: 06415-000

(11) 2576.2328

Rua Luiz Camerano, 150
Belvedere – Barra do Piraí/RJ
CEP: 27.113-260

 

(11) 2576.2328

© VLRLOG 2021 - Todos os direitos de cópia reservados